domingo, 22 de maio de 2011

ESPECIALIZAÇÃO CES/UFCG - CONCEPÇÕES MOTIVADORAS

Nossa proposta deriva, sobretudo, das demandas dos docentes que estiveram envolvidos nos encontros formativos que aconteceram ao longo de 2009. O projeto de formação continuada para os professores da rede pública da cidade de Cuité, coordenado pela comunidade acadêmica do CES/UFCG, foi lugar singular para que pudéssemos amadurecer e desejar outros momentos de formação. Nesse sentido, essas demandas foram fundamentais na afirmação de um novo projeto, na medida em que o curso de especialização seria indispensável para continuarmos e aprofundarmos os diálogos. De forma complementar, a comunidade universitária também solicitava esse tempo/espaço formativo ao efetivar esforços que foram dirigidos à constituição de um grupo de trabalho ampliado para discussão e elaboração da proposta do curso.
Não podemos deixar de destacar que a universidade pública, sobretudo no interior do país, pode ser elo fundamental para reanimar o sentido do que é público na sociedade. O distanciamento dos espaços públicos tem sido corriqueiro e, no caso da educação superior, abre lacunas para que cursos de baixíssima qualidade, sem inserção social e com cobranças de taxas acabem por reforçar o “mercado do ensino”. Algo que pode vulnerabilizar ainda mais a formação dos professores, considerando o quadro das condições de atuação do docente na atualidade. Ao proporcionar vivências significativas no espaço público universitário, acreditamos que o curso poderá ser motivador de ações formativas mais efetivas e impactantes na(s) rede(s) de ensino. Logo, um valioso instrumento para a valorização e transformação das concepções e práticas nas escolas. Algo que também alcançaria a universidade, ao sabermos que a formação não é unilateral, pois a compreensão e a vivência da realidade local e regional proporcionariam novas reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem também no contexto acadêmico. Outro elemento é referente à proposta que foi elaborada. Em âmbito nacional, de forma ampla, os cursos de especialização em educação com foco em ensino-aprendizagem são instrumentais e estão vinculados a uma tentativa de resolução imediata dos problemas dos decentes. Nossa proposta contempla outra dinâmica onde o protagonismo é compartilhado no processo formativo, assim justifica-se pela pesquisa e intervenção no campo profissional não como meros reprodutores de metodologias, porém como atores efetivos de suas concepções e práticas coletivas.

Um comentário:

  1. Olá turma da ESPECIALIZAÇÃO e blogeiros. Utilizaremos esse lugar virtual para aprofundarmos e intensificarmos nossa rede de discussão SOBRE as questões EDUCACIONAIS. Abraços, André.

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