domingo, 14 de junho de 2009

Relato de reunião

Reunião dia: 03/04/2009

Pauta:
* Discussão das correntes pedagógicas a partir de Saviani;
* Discussão das metas que se pretende alcançar ao longo do projeto.

Presença:
1. Professores da rede pública municipal de Cuité;
2. Secretária Municipal de Educação;
3. Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, vinculados ao projeto Formação Continuada de Professores da Educação Básica: interdisciplinaridade e conscientização;
4. Alunos bolsistas e voluntários vinculados ao projeto.

Relatório da reunião:
No dia 03 de abril de 2009, foi realizado o primeiro encontro formativo de 2009, pela equipe do Projeto Formação Continuada de Professores da Educação Básica: interdisciplinaridade e conscientização, com os professores da rede pública municipal da zona urbana e rural de Cuité/PB, com os quais é realizada uma parceria desde outubro de 2008. Nesse encontro, foi discutida a Pedagogia Histórico-Crítica, do educador Demeval Saviani, uma teoria que procura compreender os limites da educação vigente e superá-los por meio da formulação dos princípios, métodos, procedimentos práticos ligados à organização do sistema de ensino e ao desenvolvimento dos processos pedagógicos que põem em movimento a relação professor-aluno no interior das escolas. Essa pedagogia apresenta cinco pontos principais: prática social inicial, com o objetivo de trazer para a sala de aula todas as vivências e experiências do educando; problematização, processo de busca que visa discutir o conteúdo em diferentes dimensões sociais; instrumentalização, que usa instrumentos culturais e científicos para transformar e melhorar a prática inicial; catarse, que é a síntese mental do conteúdo pelo aluno e prática social final, momento em que o aluno demonstra que o conteúdo é capaz de transformar a vida do aluno.
Na reunião, foram traçadas as metas que se pretende alcançar ao longo do projeto, que são realizar uma revolução na educação do município, além de realizar cursos de especialização e aperfeiçoamento para os professores desta rede, entre outras. Pudemos observar que a aceitação ao projeto por parte dos professores da educação básica é muito boa, uma vez que os mesmos mostraram se sentirem valorizados, pela oportunidade de tomar conhecimento de novas formas para lidar com seus alunos, para que essa relação seja mais estreita e que o aprendizado dos mesmos seja mais efetivo.

Cuité, 04/ 05/ 2009


Ana Carolina dos Santos Fonsêca

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