segunda-feira, 15 de junho de 2009

Relato de visita

RELATÓRIO
Visita as escolas do município de Cuité

As visitas as escolas aconteceram na sexta-feira, começamos visitando a escola ELÇA DE CARVALHO DA FONCECA prédio este que será cede do segundo encontro de formação continuada que acontecera no dia 4 de junho de 2009, esta visita tinha como propósito termos uma conversa com alguns professores da mesma esta nos servirá como base para o que deve ser discutido nos próximos encontros formativos, durante esta conversa podemos perceber que segundo discurso do professor a maior dificuldade dos alunos até 6 ou 7 ano, está em não saberem ler bem, ou seja, a deficiência já desde as series iniciais o mesmo fala que durante sua aula que seria de geografia é preciso que antes ministre uma aula de ensino de leitura, pois uma boa parte dos alunos nem conseguem ler os textos de sua disciplina,isto nos chama a atenção para investigarmos o que esta acontecendo com o ensino infantil.
Outro ponto bastante citado pelos professores, é quanto à rebeldia que alguns alunos mostram em sala de aula, mas esta outra linha de investigação acaba nos levando ao mesmo ponto citado anteriormente, ou seja, alunos que não sabem ler muito bem vão a escola sô para não levarem falta, isso significa que os mesmo estão na sala de aula apenas para que seus pais não percam seus benefícios federais tendo em vista que boa parte dos alunos que apresentam tal tipo de comportamento são em sua grande maioria moradores de periferias, ou seja alunos que apresentam mal-educação trazida de suas próprias às famílias certamente não vão desenvolver muito o aprendizado na escola.
Ao percebermos em conversa com os professores que o problema na aprendizagem poderia segundo estes esta no ensino infantil, partimos em grupo para visitarmos escolas que trabalham com o ensino infantil no município de cuité, ao chegarmos nestas podemos perceber que este esta acontecendo de maneira boa, tendo em vista que o ensino público do nosso país ainda deixa muito a desejar, nas duas escolas que visitamos podemos perceber que os professores erram em não permitirem que os alunos de idade mais baixa não se relacionem com os mais velhos acarretando assim um isolamento entre estes, deixando a escola de ser um local de interação entre as crianças, isso só faz com que as crianças se cansem da escola tendo em vista que as mesmas gostam de terem novas experiências, ou seja, gostam do contato com outras de idades diferentes.
Também podemos perceber que um aluno especial causou em outro aluno, segundo sua professora um certo tipo de medo, medo este que é de certa forma estimulado pelas professoras,pois os dois alunos com o problema estão permanentemente mantidos afastados, ou seja, os professores teriam que tentar solucionar o problema fazendo com que os dois possam relacionar-se entre se de modo a vencer esta barreira, caso não seja solucionado o problema, será o caso de recorrer a um psicólogo que certamente irá o resolver de maneira mais adequada. Bom isto foi alguns pontos que pude perceber durante nossa visita.

Fábio Júnior Mota dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário