domingo, 14 de junho de 2009

relato de reunião

Relatório da reunião com a secretária de educação do município de Cuité-PB e sua equipe pedagógica. Dia 05 de março de 2009.
Local: SME/Cuité-PB

Membros do NIPEE presentes: Lauro, André e Anderson

O início do ano letivo em Cuité iniciou-se em 02 de março de 2009. Os principais problemas da rede, apontados pela secretária, foram os alunos com problemas de aprendizagem e distorção idade-série, bem como professores que fazem do trabalho nas escolas “um bico” e não tem compromisso com a educação do município. Alguns não ministram as horas efetivas de trabalho, não utilizam o horário de planejamento para dedicação em Cuité, possuem 3 ou 4 empregos inclusive em outros municípios, buscam adequar seus horários inclusive ministrando aulas de disciplinas diferentes da formação inicial.
Ocorreu um debate sobre o projeto implementado no Elça em 2008 e agora cancelado pela SME. O projeto constava de salas laboratórios que onde ficavam os materiais específicos por disciplina (livros, materiais didáticos etc.) e os alunos circulavam pelas salas. A secretaria disse que o projeto precisava ser rediscutido e os dados de repetência de 2008 podiam indicar que o projeto não funcionou a contento.

Os projetos da SME devem estar vinculados às seguintes áreas:

a) Correção de Fluxo;
b) Reforço escolar;
c) Esporte na escola;
d) Cultura na escola.

A equipe da secretaria conta com supervisores, inspetores e orientadores. Foram criados os “apoios” pedagógicos nas escolas da zona urbana. Os professores estão realizando os apoios. Na escola Elça a professora Josi faz o papel de apoio pedagógico.
Segundo a secretária a “zona rural” é o maior problema do município e a preocupação maior é o “fluxo”. Ficou a seguinte questão: “Como fazer o trabalho na zona rural?”. A “zona rural” foi dividida em setores e a professora Nazaré é responsável por um deles.

A supervisora Ângela passou um vídeo montado pela equipe da secretaria sobre o planejamento e a divisão das tarefas em três esferas: rede, escola e professor. Este vídeo foi exposto aos professores anteriormente. Foi tido que os maiores problemas da rede estão nas disciplinas de matemática e português, mas certamente esta preocupação está vinculada à Prova Brasil (antigo SAEB) que será aplicada este ano e influencia os dados do IDEB.
No aspecto da escola a SME está preocupada com a acolhida dos professores novatos, a organização por série e disciplina e afirmou-se que a palavra-chave é integração.
Com relação aos professores frisou-se a importância do planejamento, da distribuição dos conteúdos. Existe uma preocupação com os projetos promovidos pelos professores de forma isolada, repetidos e que não favoreçam o trabalho coletivo (talvez interdisciplinar).
Ao fim da reunião foram definidas as datas dos encontros formativos entre os professores da rede e a equipe da UFCG:
1ª encontro formativo: 03 de abril (manhã e tarde);
2ª encontro formativo: 08 de maio (manhã e tarde);
3ª encontro formativo: 05 de junho (manhã e tarde);
4ª encontro formativo: 17 de julho (manhã e tarde).

Conforme acertado com o grupo de professores da UFCG (em reunião no dia 11 de fevereiro) o primeiro encontro formativo terá como debate central a linha do tempo (histórico educacional das áreas), concepções e tendências pedagógicas atuais, bem como discussão sobre possibilidades de metodologia e avaliação das áreas num processo interdisciplinar.

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